História e Geografia do país

A República de Cabo Verde é um arquipélago de dez ilhas e oito ilhéus localizado a 455km da costa ocidental africana. O território estende-se num total de 4033 Km2. Cabo Verde está dividido em dois grandes grupos consoante a posição face ao vento alíseo do nordeste:
I) Grupo de Barlavento, que integra as ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal, Boa Vista e os ilhéus Raso e Branco; e
II) Grupo de Sotavento que integra as do Maio, Santiago, Fogo, Brava e os ilhéus Secos ou de Rombo.
As ilhas são de origem vulcânica sendo a maioria montanhosa.

A descoberta de Cabo Verde se deu no século XV, em 1460. A colonização portuguesa começou logo após a sua descoberta, sendo as primeiras ilhas a serem povoadas as de Santiago e Fogo. Para incentivar a colonização a corte portuguesa estabeleceu uma carta de privilégio aos moradores de Santiago do comércio de escravos na Costa da Guiné.
Mais tarde, com a abolição da escravatura e com condições climáticas poucos favoráveis, devido à sua situação geográfica, o país começou a dar sinais de fragilidade e entrou em decadência tendo uma economia pobre e de subsistência. No século XX, a partir da década de 50, começam a surgir os movimentos libertação e independentistas um pouco por todo o continente africano. Cabo Verde vinculou-se à luta pela libertação da Guiné.
Em 1956, há a ação do PAIGC (vide informações gerais). Em 1973, um ano antes da Revolução dos Cravos em Portugal, Amílcar Cabral é assassinado. No ano seguinte, foi assinado um acordo entre o PAIGC e Portugal, instaurando-se um governo de transição em Cabo Verde. 5 de Julho de 1975, proclamou-se a independência do país e, apesar de suas próprias fragilidades, o país realiza as primeiras eleições pluripartidarias em 1991, instituindo, assim, uma democracia parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Eu me chamo Cabo Verde
Distributed By My Blogger Themes | Designed By OddThemes